Logo Podaly

25 anos Galeria restrita   |   Fale com a gente: WhatsApp Facebook Instagram YouTube

Faça seu login e crie seu pedido

Notícias

O impacto de cada tipo de pisada

Compartilhe: Google+

Cadastre-se e seja um cliente Podaly

 

Pesquisadores de Harvard analisaram o desempenho biomecânico de dois grupos de corredores, dos Estados Unidos e do Quênia.

Eles observaram que pessoas que correm descalços tem a tendência de tocar o chão primeiro com a parte central ou a frente do pé, enquanto corredores que usam tênis pisam primeiro no solo com os seus calcanhares.

 

Pessoas que correm descalças

 

As pessoas que correm descalças tem a tendência de tocar o chão primeiro com a região do médio pé ou antepé. Isto acontece porque o corpo precisa amortecer os impactos contra o solo. As regiões do antepé e do médiope fazem o amortecimento. Sem amortecimento as vibrações dos impactos contra o solo aumentam a tensão dos músculos e geram uma sobrecarga nas articulações o que desencadeia ao longo do tempo uma degeneração articular prematura e muitas vezes irreversível. Em seguida a esta degeneração vem o desconforto, as dores e a falta de movimento articular. Para correr descalço o corpo cria uma estratégia biomecânica de corrida que poupa energia. Ao correr descalço a fase de contato com o solo do calcanhar praticamente não existe. A indústria desenvolveu os tênis especiais denominados de minimalistas que contribuem com a naturalidade de correr, mas com uma proteção aos pés das pessoas que nunca correram descalças. As palmilhas de corrida da Podaly são compostas de materiais propulsores (Elastenil®), amortecedores (Evapod S® ou Neoprene®) e absorvedores de impacto (Plactel®). Se voce optar em correr calçado com tênis pode optar também em acrescentar as palmilhas especiais com objetivo de contribuir no amortecimento dos impactos e diminuir a sobrecarga nas articulações.

 

Pessoas que correm usando tênis

 

As pessoas que correm usando tênis pisam primeiro no solo com os seus calcanhares. Isto acontece porque o corpo precisa amortecer os impactos contra o solo. O solado e o próprio tênis desencadeiam este amortecimento. O amortecimento das vibrações dos impactos contra o solo mantém a tensão dos músculos normal e evita as sobrecargas nas articulações e a degeneração articular prematura. Para correr calçado com tênis o corpo cria outra estratégia biomecânica de corrida que exige um pouco mais de energia. Ao correr calçado com tênis o corpo usa a fase de contato com o solo do calcanhar. Se voce optar em usar calçados escolha um tênis que não tenha uma sola muito espessa, que seja flexível para se adaptar bem ao solo, mas ao mesmo tempo firme no suporte do médio e retropé e principalmente que seja confortável aos seus pés, independente da marca. O ideal é experimentar as duas formas. As palmilhas de corrida da Podaly são compostas de materiais propulsores (Elastenil®), amortecedores (Evapod S® ou Neoprene®) e absorvedores de impacto (Plactel®). Se voce optar em correr calçado com tênis pode optar também em acrescentar as palmilhas especiais com objetivo de contribuir no amortecimento dos impactos e diminuir a sobrecarga nas articulações.

 

 

 

Artigos de Podoposturologia

 

Podaly Palmilhas Posturais Podoposturologia

 

Cursos de Podoposturologia e Palmilhas Posturais

 

 

WhatsApp