Logo Podaly

Galeria restrita   |   Fale com a gente: WhatsApp Facebook Instagram YouTube

Faça seu login e crie seu pedido

Notícias

Espaço de Podoposturologia

Compartilhe: Google+

Espaço de Podoposturologia

O local de atendimento é composto de dois espaços. Um destinado ao processo de avaliação e prescrição e o outro a confecção de palmilhas posturais.


Espaço da avaliação e prescrição de palmilhas posturais

Para executar este procedimento é necessário ter um bloco de avaliação clínica podopostural, um bloco de qual é a sua postura, um plantígrafo, um jogo de gabaritos e um podoscópio. O baropodometro não é imprescindível e, quando usado é de forma complementar.

 

O bloco de fichas de avaliação clínica podopostural é um roteiro de dados que são coletados. Faz parte a anamnese, testes e observações necessárias para realizar a prescrição das palmilhas. O bloco de qual é a sua postura é um informativo impresso que o indivíduo avaliado recebe. Este impresso demonstra um tipo de postura corporal. Sendo que esta postura pode ser considerada errada e, portanto, o indivíduo precisará de uma palmilha para corrigi-la.

 

plantigrafo é um equipamento que registra a impressão da planta dos pés sobre um papel no solo. Este registro gráfico é denominado de plantigrama. O plantigrama é contornado pelo gabarito para delimitar o espaço da palmilha. Neste espaço são desenhadas as peças podais que foram prescritas durante o processo de avaliação. No plantigrama é possível observar o tipo de pé, o contorno dos pés e os pontos onde se localizam as maiores pressões, o que em princípio já é uma alteração.

 

jogo de gabaritos é composto de peças plásticas transparentes. Existem no modelo adulto e infantil. O gabarito é numérico e tem o seu contorno na forma estreita (E) e larga (L). O gabarito estreito é mais usado em pés estreitos que com frequência são do gênero feminino. Os gabaritos largos são mais usados em casos de pés largos com predominância no gênero masculino.

 

podoscópio é um equipamento que em princípio tem a mesma função do plantígrafo. Tem como finalidade avaliar o tipo de impressão podal. Que pode ser um pé neutro, pé plano ou pé cavo. Com o podoscopio é possível ver a impressão podal no acrílico ou vidro, dependendo do equipamento. No plantigrafo é possível obter uma imagem. No podoscópio não, mas a imagem dos pés pode ser fotografada. É importante comparar as duas imagens dos pés que foram obtidas pelo plantígrafo e pelo podoscópio. Quando as duas imagens são iguais ou muito semelhantes, significa que aquele tipo de pé realmente é o que está sendo visto e, é uma evidencia forte. Quando as duas imagens são diferentes significa que a evidencia daquele tipo de pé não é tão forte.

 

Confecção das palmilhas posturais

Para executar este procedimento sugerimos um Podomix e uma lixadeira. O processo inicia com a avaliação, segue com a confecção da palmilha e continua com o processo de manutenção. Nesta última etapa existe um acompanhamento do uso da palmilha para observar se pode continuar usando a palmilha ou se há necessidade de mudar os estímulos ou até pode ocorrer uma condição em que a palmilha como ela se apresenta deva ser retirada.

 

 

Artigos de Podoposturologia

 

Podaly Palmilhas Posturais Podoposturologia

 

Cursos de Podoposturologia e Palmilhas Posturais