Logo Podaly

Galeria restrita   |   Fale com a gente: WhatsApp Facebook Instagram YouTube

Faça seu login e crie seu pedido

Notícias

Prótese permite que o amputado sinta o pé novamente

Compartilhe: Google+

Prótese permite que o amputado sinta o pé novamente

SENSORES NA SOLA DO PÉ DA PRÓTESE
FOTO: UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCE UPPER AUSTRIA
12/06/2015 | Ciência, Saúde, Tecnologia
Fonte: Fernando Bumbeers | Revista Galileu

 

Cientistas austríacos criaram uma prótese que permite ao individuo amputado sentir novamente a sensibilidade do pé que foi perdida. O teste foi realizado em  Wolfang Ranger, professor aposentado de 54 anos, que perdeu sua perna direita em 2007 por conta de um AVC.

 

Para que a sensação fosse recuperada foram colocados sensores na sola do pé artificial, para estimular os nervos. É a primeira vez que um amputado usa uma prótese sensorial tão bem equipada. Os cirurgiões ligaram algumas terminações nervosas. Seis sensores foram montados na base do pé com a prótese a fim de medir a pressão no calcanhar, nos dedos e no movimento do pé. Os sensores são responsáveis por estimular as terminações nervosas da pele que transmite os sinais para o cérebro fazendo com que o paciente sentir novamente o pé.

 

Outro benefício da prótese sensorial foi a redução da dor excruciante do membro fantasma sentida anos após à amputação. Essa dor ocorre por que o cérebro continua recebendo sensações de dor do pé amputado mesmo que ele não exista.

 

 

Artigos de Podoposturologia

Podaly Palmilhas Posturais Podoposturologia

Cursos de Podoposturologia e Palmilhas Posturais