Logo Podaly

Fale com a gente: WhatsApp Facebook Instagram YouTube

Faça seu login e crie seu pedido

Notícias

Palmilha para o paciente diabético

Compartilhe: Google+

Palmilhas Posturais Pés diabéticos

 

 

A falta de circulação pode levar a sérios problemas nos pés de indivíduos que apresentam diabetes.


Utilizar palmilhas está indicado para o tratamento de várias patologias dos pés. Mas também podem ser utilizadas como forma de melhorar algumas variáveis da postura corporal humana. Também está indicada como prevenção de problemas nos pés e em outras articulações do corpo. As palmilhas ajudam a proteger os pés dos problemas relacionados à má circulação sanguínea.

 

Muitos indivíduos diabéticos sofrem de uma alteração denominada de neuropatia. Nesta neuropatia ocorre a alta das taxas de açúcar no sangue e em decorrência desta alteração do metabolismo normal do corpo ocorrem sérios danos aos nervos. A neuropatia diminui a sensibilidade nas regiões afetadas. Pode afetar todo o corpo. Mas ocorrem com maior frequência nos membros inferiores. Principalmente nos pés.

 

Pés são regiões mais susceptíveis a traumatismos. Pessoas com neuropatias podem facilmente se machucar e não sentir nada. Outro problema sério que acomete o individuo com o diabetes é a demora na cicatrização dos tecidos. Uma pequena ferida nos pés pode se transformar em uma ferida muito difícil de ser tratada. E quando os tecidos de uma ferida não fecham há um grande risco de amputações.

 

O diabetes é uma das principais causas de amputação. Estima-se que indivíduos diabéticos têm quinze vezes mais chances de terem um membro amputado do que o restante da população.  Os problemas relacionados aos pés são um dos principais motivos pelo qual os diabéticos costumam ser internados. Muitos problemas decorrentes da neuropatia podem ser prevenidos. Basta uma observação diária da condição da pele dos pés.

 

Qual tipo de palmilha é o melhor para o individuo portador de diabetes?

Em um estudo participaram 100 diabéticos divididos em dois grupos
a) Um grupo utilizou palmilhas pré-fabricadas
b) Outro grupo utilizou palmilhas feitas sob medida

O trabalho durou seis meses. Ao longo deste tempo a pressão exercida sobre os pés conforme os pacientes caminhavam foi mensurada várias vezes. A hipótese inicial foi de que as palmilhas feitas sob medida seriam melhores para os indivíduos diabéticos. Este tipo de palmilha usualmente é anunciado como sendo superior às pré-fabricadas por distribuírem as pressões ao longo do pé. Desta forma seriam reduzidos os pontos isolados com maior pressão que os demais. Como consequência diminuiria os riscos de desenvolver lesões.

 

A conclusão foi que tanto faz usar palminhas pré-fabricadas ou palmilhas feitas sob medida. A eficiência de ambas na distribuição da pressão é igual. Porém, uma diferença encontrada é que as feitas sob medida costumam ser um pouco mais efetivas em diminuir a pressão total exercida na parte da frente dos pés. Neste estudo foram avaliadas as pressões nos pés e não a postura corporal do individuo diabético.

 

Em um estudo muitas variáveis podem ser consideradas. A qualidade do material usado na palmilha é uma destas variáveis. Este estudo não levou em consideração a qualidade especifica dos materiais, possivelmente levou em conta os materiais mais comuns encontrados no mercado e disponíveis para o individuo diabético.  Os dois tipos de palmilhas utilizadas neste estudo diferem apenas na maneira como são produzidas, porém são todas palmilhas ortopédicas. Diversos estudos apresentam evidências de que as palmilhas ortopédicas reduzem as pressões e os riscos de úlceras e amputações do que as palmilhas convencionais. Porém, a associação de uma avaliação postural pode melhorar a distribuição das pressões sobre os pés. E se for associados materiais específicos para o pé do diabético na confecção das palmilhas os resultados podem ser melhores.

 

Em casos de Amputação

 

Palmilha Para Diabetes com dedos amputados

Podamousse25

É um tipo de composto de Eva com elastômeros.

Extremamente macio e muito mais resiliente.

Composto de uma base polímeros de alta qualidade.

Indicado para contribuir na absorção

Característica marcante é a suavidade ao toque

Oque aumenta a sensação de conforto aos pés.

Proporciona um confortável amortecimento do impacto do pé no solo. 

Indicado para dores nos pés, reumatismo e diabetes.

 

 

 

Artigos de Podoposturologia

Podaly Palmilhas Posturais Podoposturologia

Cursos de Podoposturologia e Palmilhas Posturais