Logo Podaly

25 anos Galeria restrita   |   Fale com a gente: WhatsApp Facebook Instagram YouTube

Faça seu login e crie seu pedido

Notícias

Metatarsalgia: uma dor no antepé

Compartilhe: Google+

Metatarsalgia é qualquer dor que ocorre na região dos metatarsos.

Causadas por dor no hálux como o joanete, a artrose e a sesamoidite.
Não é a mesma coisa que Neuroma de Morton no qual a dor é entre os ossos metatarsos.

 

Nos pés há vários nervos. Por isso esta região plantar pode ser dolorosa. Principalmente com o uso inadequado de calçados. Ou com posturas ergonômicas inadequadas. Ou treinamentos esportivos ou atividades físicas em superfícies muito rígidas.  A dor é decorrente da irritação dos nervos nas articulações e nos tendões da região anterior do antepé.

O uso de salto alto é um exemplo de uso inadequado do calçado como fonte de desconfortos e dores nos pês. Ou de atletas que correm fazendo pressão exagerada no antepé também podem apresentar metatarsalgias e neuromas de Morton. Estes indivíduos além do quadro de dor também podem desenvolver calosidades que de certa forma exacerbam as dores.

 

A colocação de uma palmilha macia pode trazer conforto aos pés. As palmilhas  podem acomodar o pé e reduzir a tensão sobre os metatarsos. Nesta palmilha pode ser acrescida uma peça denominada de apoio retro capital, que além de suportar o arco transverso e reduzir a pressão no coxim adiposo plantar, também pode promover uma melhor postura e uma melhor distribuição do peso corporal sobre os pés. Frequentemente pode ser utilizada também uma barra retro capital para aliviar a pressão no antepé.

 

Os alongamentos musculares e articulares moderados podem contribuir. Alongar os músculos da panturrilha e dos pés. Também fortalecer os músculos pode ser importante. Massagear os músculos dos pés e da perna pode ser benéfico.

 

Uma questão muito especial é o treino de equilíbrio proprioceptivo que o individuo pode realizar. Andar descalço na areia ou na grama de um a três minutos duas ou três vezes por semana podem melhorar a propriocepção do corpo no espaço e possivelmente ser uma fator a mais contribuindo na melhora da dor.

 

 

 

Artigos de Podoposturologia

 

Podaly Palmilhas Posturais Podoposturologia

 

Cursos de Podoposturologia e Palmilhas Posturais

 

 

WhatsApp